Logo Address for All
Logo Address for All

Perguntas Frequentes FAQ

Dados

1. Enviei uma base de dados geográficos do meu município. Posso ver estes dados no AddressForAll?

Sim. Os dados recebidos são disponíveis de 3 maneiras:

  • Dados Preservados. Cada pacote fica preservado por 20 anos, conservamos os dados tal como recebidos e os disponibilizamos através de download;

  • Dados Filtrados, disponibilizados quase brutos, através de mapas, estatísticas ou downloads. São dados submetidos a um tratamento preliminar (apenas a estrutura dos dados originais é tratada);

  • Dados consolidados, com conteúdo eventualmente modificado, disponibilizados em serviços, APIs e downloads. Não serão mais os “seus dados”, pois a sua contribuição pode ser descartada, ou estar misturada na forma de média com outros dados.

São vários os tipos de modificação, vejamos alguns exemplos. O Instituto pode decidir consolidar os nomes de via, por exemplo, substituindo todas as abreviações “Av.” por “Avenida”. Se os pontos de endereço estão posicionados no meio do lote, o Instituto reposicionará o ponto para a frente do lote, próximo à rua.

2. Posso ver a licença dos dados?

Sim. Para cada tipo de dado (preservado, filtrado e consolidado), pode haver uma licença diferente. Os dados originais e os filtrados recebem a licença do dado original do doador. Os dados consolidados recebem uma licença conforme originais rastreáveis e, no caso de dados iguais com licenças diferentes, adota‑se a mais aberta (menos restritiva), variando no espectro das “famílias de licença”, de CC0 a CC‑BY‑NC‑SA, mas com a maioria em CC0.

Quando o dado original é proveniente de um órgão público, mesmo não possuindo uma licença, fica implícita aquela prevista pela legislação do país (ou jurisdição mais específica).

Por exemplo, no Brasil, aplicamos a seguinte regra:

  • Dados de órgãos federais: são sempre CC0.

  • Dados de órgãos municipais ou estaduais: são em geral implicitamente abertos como os federais, mas podem depender de legislação específica.

  • Os dados consolidados, por terem valor agregado pelo Instituto, recebem a licença de escolha do Instituto, que é a CC0 sempre que possível.

3. Posso baixar os dados e combiná‑los com a minha base de dados interna?

Sim e não. O AddresForAll procura trabalhar com dados abertos, sendo que duas licenças estão disponíveis. A primeira, CC0, permite fazer “tudo”. Pode baixar os dados, misturá‑los com dados privados e declarar o novo conjunto privado.

A licença CC‑BY‑SA, similar à ODbL, usada por exemplo pelo OpenStreetMap, não é tão permissiva, podendo “contaminar” a base que recebe os dados. A base de dados resultante da combinação dos dois dados não pode ser mais “privada” nem ser redistribuída com a licença CC0, mas somente com a licença CC‑BY‑SA. Isto pode ser inadequado para órgãos de governo que têm como compromisso publicar seus dados em domínio Público, por exemplo no diário oficial.

4. Posso enviar dados?

Sim. Entre em contato conosco.

Av Paulista, 171, 4º andar, São Paulo, SP, 01311-904, Brasil.

Tel: +55 11 4063-6401

contato@addressforall.org
TwitterYouTubeInstagramGithubGithub

Quem Somos

ObjetivoHistóricoFundadoresConselho ConsultivoEquipeEstatuto